COZIDO DE CABOJA


INGREDIENTES:

2 kg de tamuatá (ou tamutá, tamboatá).
3 colheres (sopa) de óleo.
1 cebola picada.
1 pimenta verde doce picada.
¼ de pimentão verde picado.
½ xícara (chá) de coentro picado.
1 colher (sopa) de colorau (preparado de urucum).
Sal à gosto.
2 litros de tucupi.
1 maço grande de jambu aferventado e escorrido.

MODO DE PREPARO:

Corte a boca e barbas do peixe, lave bem e deixe de molho por cerca de 2 horas em água limpa com um pouco de álcool, vinagre ou limão, para tirar o cheiro forte de peixe, cerca de ½ xícara (chá) para 2 litros de água. Não é necessário eviscerar o peixe, porque o fígado é considerado uma iguaria que deve ser cozido junto. Escorra e reserve.

Leve ao fogo uma panela com bastante água, quando ferver mergulhe nela os peixes que deverão ficar só até as placas começarem a se soltar, tem que testar com um garfo. Escorra e “descasque” os peixes, com a ajuda de uma faca, empurrando as placas, que saem facilmente. Reserve.


MOLHO:

Em uma panela grande coloque o óleo, a cebola, a pimenta, o pimentão, o coentro e o colorau. Leve ao fogo e refogue só até a cebola e o pimentão começarem a murchar. Junte o tucupi e sal à gosto.

Quando ferver, junte os peixes e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até ficarem macios. Junte o jambu e cozinhe por mais 3 minutos. Experimente o caldo e corrija o tempero, se necessário.

Sirva em prato fundo, com farinha.